Sabe aquele cantinho bem florido e charmoso que você vê nas revistas ou na novela? Pois é. Dá para fazer um desses na sua casa, mesmo que o seu lar seja pequeno. Um jardim vertical é uma ótima ideia para quem tem pouco espaço em casa, mora em apartamento ou simplesmente quer criar uma composição mais moderna com suas plantinhas.

Se você  adora plantinhas mas vive em um lugar pequeno, eles são ideais para você. Você quer saber mais sobre os jardins verticais e aprender a montar um em casa? Confira essas 6 dicas que preparamos para ajudá-lo nesse empreendimento!

 

1. Entenda o que é jardim vertical

O jardim vertical é uma forma diferente de organizar suas plantas, prendendo-as em estruturas na parede. Assim, cada vaso fica em uma altura diferente, criando um efeito visual inovador.

Geralmente, são utilizadas plantas pequenas e que tenham alguma semelhança entre si. Por exemplo, você pode fazer um jardim vertical com vários tipos de violetas, com cactos ou suculentas.

 

2. Saiba onde colocar o seu jardim

Qualquer área da casa pode servir quando a questão é como montar um jardim vertical. Mas é preciso atentar para as particularidades de cada espécie.

Por exemplo, se você for utilizar plantas que não gostam muito de sol, ele pode ficar na sala de estar ou no seu quarto. Caso as plantas precisem de bastante luz e calor, o jardim vertical pode ser instalado em uma área externa. Além da localização, o jardim pode ocupar uma parede inteira ou não, dependendo dos materiais que você tiver.

 

3. Escolha as plantas

Desde que você leve em conta a harmonização visual entre as plantas e as necessidades de cada uma delas, é possível escolher qualquer espécie de que você goste para compor o seu jardim vertical.

No quintal, por exemplo, você pode criar uma grande parede de samambaias ou outras plantas que se estendam para fora do vasinho (trepadeiras), criando uma composição diferenciada. Na cozinha, você pode fazer um espaço com temperos frescos (tomilho, manjericão, etc).

 

4. Escolha a parede

A parede onde o jardim ficará apoiado é tão importante quanto as plantas. Certifique-se de que a sua parede está lisa e tem bom acabamento, para que a fixação do suporte seja efetiva. Também é importante levar em conta a localização da parede, para que as plantas recebam todo o ar e luz solar de que precisam.

 

5. Defina os materiais do suporte

O painel de suporte para as plantas pode ser feito com paletes e outras estruturas de madeira reciclada, desde que ela esteja lixada e em boas condições. Outra opção interessante é a treliça, onde é fácil pendurar ganchos para os vasos.

Você pode ainda comprar placas modulares ou nichos em madeira que já venham com espaço para o encaixe de vasos. Ou ainda adquirir um painel de ferro para fixar as plantas, tomando cuidado para não deixá-lo em um local com incidência constante de chuva.

 

6. Fique atento para a seleção dos vasos

Se seu vaso é de plástico ou de porcelana, é melhor que ele não seja furado para ser pendurado no suporte. Nesse caso, coloque-o dentro de um vaso maior de cerâmica ou mesmo de um caixote de madeira.

Vasos de cerâmica, aliás, são perfeitos para uso em jardim vertical, pois podem ser furados sem nenhum risco de danos. Alguns recipientes são feitos especialmente para jardim vertical, tendo a parte de trás plana e a da frente arredondada, para melhor encaixe no suporte.

Agora que você já sabe como montar um jardim vertical, que tal deixar um comentário aqui embaixo? Nós queremos saber como você pretende fazer o seu!