Se você gosta de plantas e tem um bichinho em casa, já sabe que é preciso redobrar os cuidados, pois há várias plantas tóxicas para animais. Elas podem causar mal-estar, vômitos e até a morte do seu pet.

Por isso, preparamos este post para que você conheça algumas delas. Assim, você poderá evita-las ou colocá-las em lugares altos da casa. Confira!

 

1. Copo de leite

O copo de leite é uma flor muito bonita, mas perigosa para os animais domésticos. Ela contém oxalato de cálcio, que causa irritação das mucosas e edema da glote.

Se o seu bichinho ingerir essa planta, não force o vômito e leve-o para o veterinário. A orientação é só dar água para beber se ele estiver babando.

 

2. Antúrio

O antúrio é uma planta ornamental muito comum nos lares brasileiros, mas todas as suas partes contêm a mesma substancia tóxica que o copo de leite.

Além da irritação, esse veneno, no antúrio, também causa náuseas e asfixia. Em caso de ingestão, é preciso levar seu animal ao veterinário imediatamente, e se possível levar uma amostra da planta que foi ingerida.

 

3. Avenca

A avenca é bastante popular por ser fácil de cuidar. Sua ingestão não causa danos imediatos aos animais, mas os brotos são cancerígenos para eles. Ao contrário de outras plantas tóxicas para animais, é difícil saber imediatamente se ela foi ingerida.

Por isso, se você gosta dessa planta e tem um animal de estimação em casa, é preciso deixá-la pendurada em locais muito altos ou em cômodos a que eles não tenham acesso.

 

4. Azaleia

A azaleia é uma das flores mais populares no Brasil, seja em vasos ou jardins. No entanto, todas as suas partes contêm andromedotixina, uma substância que causa disfunções cardíacas.

Além disso, ela também causa distúrbios digestivos, tremores, convulsões e até mesmo cegueira. Ela também pode ser tóxica para humanos.

 

5. Espada de São Jorge

A espada de São Jorge, além de ser comum em residências, é facilmente encontrada em praças e locais públicos. Por isso, também é preciso ter cuidado com ela ao levar seu animal para passear, ou deixá-lo sair na rua.

Todas as partes da planta são tóxicas e causam irritação das mucosas e dificuldades respiratórias. Ela também é nociva para os humanos e muitas vezes causa irritações na pele.

 

6. Espirradeira

Assim como a azaleia, é uma flor de cor bonita e chamativa. Por isso, além de ser uma das plantas tóxicas mais perigosas para animais, pode acabar sendo ingerida por crianças.

Sua ingestão causa arritmia, paralisia e dispneia, podendo levar ao coma e à morte. É preciso ter muita atenção em caso de suspeita de intoxicação por ingestão de espirradeira, pois os sintomas não são imediatos — podem aparecer até 24 horas depois.

Para evitar problemas, é importante manter o animal sem acesso a essas plantas ou evitar tê-las em casa. Você pode escolher espécies que não são tóxicas, como erva-doce e capim-santo.

Em caso de intoxicação, é importante levá-lo imediatamente ao veterinário. Procure observar a quantidade que foi ingerida, pois isso interfere muito na letalidade.

Agora que você já sabe tudo sobre plantas tóxicas para animais e como evitar problemas com os pets, que tal compartilhar essas informações com seus amigos nas redes sociais?