Plantas embelezam um ambiente e também promovem contato com a natureza, além de manterem sua casa mais fresca. Outra vantagem é que elas podem trazem aromas agradáveis se forem plantas aromáticas.
Se você tem interesse pelo último aspecto citado, que tal conhecer flores e ervas com fragrâncias marcantes e escolher as melhores para o paisagismo de sua casa? Veja os detalhes de cada planta na lista que preparamos abaixo!
Ervas aromáticas
Nessa categoria, elencamos três plantas ideais para uma horta. Elas podem ser plantadas no solo ou em vasinhos (de preferência na cozinha, visto que podem ser usadas como tempero).
Sálvia
Com uma oferta generosa de cores, suas flores podem ser roxas, vermelhas, creme ou rosa. Assim, a sálvia é uma boa opção para criar um padrão homogêneo no jardim mas que pode, ou não, variar na coloração.
Se quiser cultivá-la em vaso, prefira a espécie anã, já que a sálvia comum se adapta melhor em canteiros. O cheiro da sálvia é considerado “amargo”, e se você deseja usá-la para cozinhar, pode temperar carnes, principalmente para dar picância.
Tomilho
Forma arbustos pequenos, com folhas bem verdes e resistentes ao sol. Dá flores esbranquiçadas ou arroxeadas no fim da primavera/início do verão. Com cheiro considerado “fresco”, o tomilho é uma boa opção para regiões mais secas, visto que não exige rega constante.
É uma planta versátil para paisagismo, pois cresce bem tanto em vasos quanto em jardineiras e canteiros. O tomilho moído vira um bom tempero para pratos gordurosos, ajudando com a digestão.
Hortelã
É uma erva muito conhecida, principalmente por seu aroma característico e fresco. Suas flores aparecem em pleno verão, mas as folhas mantêm constantemente o perfume.
Considerada uma planta invasiva (que não permite o crescimento de outras ao seu redor), deve ser plantada sozinha (se for em vaso) ou afastada de outras (se for no solo). Ela pode tomar sol, mas o ideal é deixá-la a meia-sombra e regá-la frequentemente.
Flores aromáticas
Partindo para as plantas mais ornamentais, apresentamos abaixo três opções com flores lindas e bem perfumadas. Elas podem ser deixadas em vasos nos cômodos da casa ou serem plantadas no jardim.
Gardênia
Forma arbustos com flores brancas ou amareladas de perfume adocicado. Nas áreas externas, ela alcança até 2 m de altura e pode ser usada para criar cercas vivas. Mas, para isso, é necessário atenção especial à poda, que deve ocorrer após a floração.
Se cultivada dentro de casa, chega aos 60 cm de altura. A gardênia dura mais tempo se mantida exposta ao sol, mas precisa de umidade, ou seja: de rega constante.
Lavanda
Uma das plantas aromáticas mais conhecidas, a lavanda é resistente ao sol e à seca, por isso fica bem em áreas abertas. Vem da Europa, e a espécie que se adapta melhor no Brasil é a levandula detata (alfazema).
Sua oleosidade intensifica seu perfume (que ajuda, inclusive, a afastar insetos). Ela se desenvolve em arbustos de até 90 cm, geralmente dispostos em filas. Precisa de sol pleno e deve ser regada apenas quando o solo estiver seco.
Manacá de cheiro
É um arbusto nativo do Brasil, com flores de cor violeta que ganham um tom branco com o tempo. Pode atingir até 2,5 m de altura, portanto, precisa de bastante espaço e é indicado para áreas externas. Dependendo da poda, pode ficar com forma de árvore ou cerca viva.
Como é originário da Mata Atlântica, o manacá se adapta bem a regiões onde essa vegetação era predominante, como o litoral.
Cuidados com plantas aromáticas
Para que suas plantas aromáticas durem bastante tempo, alguns cuidados são essenciais:
- cultive-as, de preferência, no exterior da casa, para aproveitar a luz e a ventilação naturais;
- no inverno, traga-as para dentro, especialmente as mais frágeis;
- na cozinha, deixe os vasos longe do fogão ou forno, pois muitas plantas aromáticas não suportam calor intenso;
- proteja a terra com casca de madeira ou cascalho (isso ajuda a manter a umidade e diminui a necessidade de rega);
- opte por plantas com períodos de floração diferentes, assim não haverá mescla exagerada de perfumes.
Com essa lista de opções, e conhecendo os cuidados básicos, já fica mais fácil escolher o que cultivar em casa, não é? Você recomenda ou conhece outras plantas aromáticas? Então conta para a gente nos comentários!