Um jardim em casa tem a capacidade de mudar totalmente a atmosfera do ambiente, conferindo vida e contribuindo para melhorar a decoração e estética. Além da ajuda de profissionais e de móveis adequados, a escolha das plantas também faz toda a diferença. Entre plantas ornamentais, gramas, árvores de grande porte e árvores pequenas para jardim, você tem um grande leque de possibilidades para montá-lo.
Neste post, abordaremos a importância de um jardim para a sua residência, além de listar árvores pequenas para jardim, apresentando as principais opções no mercado e de que forma devem ser utilizadas.
Qual a importância de um jardim em minha casa?
Jardins são utilizados para dar qualidades estéticas a ambientes desde os tempos da Babilônia. Atualmente, não é diferente, embora estejam mais acessíveis e comuns. Jardins são desejados pois conferem uma aproximação do homem à natureza, trazendo harmonia ao espírito e ao corpo.
Isso se deve ao fato de um jardim, por menor que seja, ajudar a manter a temperatura agradável em casa, mesmo em dias de calor, além de auxiliar na qualidade do ar, sendo indicado para residências de regiões de clima seco e quente, por exemplo.
Quais são as principais árvores pequenas para jardim?
Listamos aqui 6 árvores pequenas para jardim e dicas de como inseri-las em sua residência.
Cipreste italiano
Essa árvore em formato de cone é muito utilizada em jardins decorados e nos remete aos jardins de grandes palácios, como o de Versalhes. De forma cônica e estreita, adequa-se a pequenos e grandes espaços.
Costuma ser utilizada de forma conjunta com outras, criando assim corredores, dando um efeito de suntuosidade e luxo.
Ipê de Jardim
Os ipês são conhecidos pelo seu potencial de embelezar um jardim. As cores variadas de suas flores e sua sazonalidade são constantemente abordadas por paisagistas.
Recomenda-se sua utilização de forma mista, ou seja, utilizando vários ipês distintos, de forma a criar uma sazonalidade das cores no jardim.
Jabuticabeira
Essa planta, nativa do Brasil, mais especificamente da Mata Atlântica, é muito conhecida pela formação de seu fruto de coloração preta, a jabuticaba. É também reconhecida pelo seu valor estético, que atinge o auge durante o seu período de floração e frutificação.
Deve ser cultivada em solos bem adubados e irrigados, e é pouco resistente a períodos de secas ou geadas. Recomenda-se a sua exposição à luz solar plena. Devido à sua qualidade estética, uma opção do uso da jabuticabeira é de elemento de destaque no jardim.
Manacá da Serra
Outra árvore nativa do Brasil, ela também possui grandes valores estéticos e de decoração, devido, principalmente, à sua floração em tons de roxo e branco. Por ser de pequeno porte, pode-se fazer a escolha de colocar várias em diferentes pontos do jardim.
Assim como a jabuticabeira, é uma planta da Mata Atlântica. Por isso, deve ser cultivada em solos bem adubados e com acesso à luz solar.
Pitangueira
A pitangueira é muito conhecida por seus frutos: as pitangas. Mas também conta com grande qualidade estética e boa adaptabilidade ao solo e clima brasileiro, estando presente desde o nordeste até o Rio Grande do Sul.
De rápido crescimento, essa planta necessita de irrigação regular e acesso pleno à luz solar.
Resedá
O resedá é uma planta arbustiva que requer pouca manutenção e tem grande qualidade estética, principalmente por causa de sua floração. Recomenda-se a sua colocação em forma conjunta no jardim.
Deve ser cultivada em solo adubado, com pleno acesso à luz solar e podas regulares para a formação da copa do arbusto.
Como escolher as árvores certas para o meu jardim?
Isso é possível ao conhecer as opções e tratar o assunto diretamente com profissionais. Outro fator que pode contribuir é o conhecimento do seu estilo de jardim. Para tal, vale a pena pesquisar por tipos de jardins na internet e identificar aqueles com os quais você mais se identifica.
Sendo assim, há uma diversidade de árvores pequenas para jardim que podem ser utilizadas para a elaboração do seu ambiente. Além de beleza, elas melhoram a qualidade de vida e a saúde da sua casa.
Gostou do texto? Então que tal ler mais sobre o assunto? Confira este post que preparamos pra você.