Para ter um jardim sempre bonito, com plantas que duram por muitos anos e florescem sempre, é preciso tomar algumas medidas importantes, como adubar na hora certa e evitar parasitas.

Ao contrário do que se pode pensar, essa não é uma tarefa tão difícil. Se quer descobrir como manter um jardim lindo e saudável em casa, este post é para você! Continue a leitura e confira!

 

1. Cuide de acordo com a estação

É muito importante variar os cuidados com o jardim de acordo com o clima. Por exemplo, no inverno, quase toda planta precisa ser regada com menos frequência, pois há menos evaporação de água.

Quem não toma esse cuidado corre o risco de acabar com um solo encharcado, o que deixa as plantas feias e, até mesmo, com a raiz apodrecida.

 

2. Apare

Nem toda planta precisa de uma poda completa para continuar se desenvolvendo bem. No entanto, de tempos em tempos, é importante aparar os seus excessos e suas partes secas.

Em geral, esse tipo de manutenção deve ser feito na primavera e no verão, pois são as estações mais quentes, e é mais comum que haja algumas folhas secas. Para isso, basta uma simples tesoura de jardim.

 

3. Adube

Como manter um jardim bonito por muitos anos? Adube as plantas! Essa é a principal maneira que elas têm de obter nutrientes necessários para sobreviver. A adubação deve ser feita logo antes do verão e do inverno, e você pode escolher entre vários tipos de compostos.

O mais recomendado é usar substrato e composto orgânico. 

 

4. Evite pragas

Se notar que as folhas estão “comidas” ou com aparência anormal, pode ser por culpa das pragas. As pragas podem ser insetos, como formigas, largartas ou fungos, e são mais comuns na primavera.

Para jardins maiores, pode ser preciso usar pesticidas, mas há muitas opções de receitas caseiras que podem livrar suas plantas de espécies indesejáveis.

 

5. Proteja o jardim do clima

Cada planta tem suas particularidades: algumas não gostam de sol direto,  e existem aquelas que são muito frágeis contra o frio e devem ser trazidas para dentro de casa nesses dias.

Por isso, é preciso protegê-las das variações climáticas e escolher sempre espécies que se dão bem com o tipo de clima da região onde você mora.

A azaleia, por exemplo, é uma planta que se dá bem com o frio e floresce no inverno. Se você mora em uma cidade de clima mais ameno, pode cultivá-la em casa tranquilamente.

 

6. Conte com um paisagista

Nem sempre é possível manter um jardim impecável sozinho. Por isso, se você está tendo dificuldades, tem dúvidas sobre as plantas e sua manutenção, ou simplesmente deseja uma aparência melhor, conte com um especialista.

paisagista é o profissional que pode escolher plantas para a sua casa levando em conta a estética, o solo, o estilo do resto do imóvel, o clima e muito mais.

Saber como manter um jardim sempre em bom estado é muito importante para deixar a sua casa mais bonita, alegre, e sempre livre de insetos e pragas. Se você gostou deste post, que tal nos seguir no Facebook e no Instagram e acompanhar novos conteúdos?