Uma decoração bem feita tem o poder de transformar qualquer casa em um lar aconchegante e confortável. Como itens fundamentais, podemos citar a pintura das paredes, o uso de quadros, uma boa iluminação e a presença de plantas ornamentais. Mas, afinal, como podemos fazer um jardim em apartamento?
Infelizmente, muitas pessoas ainda abrem mão de todos os benefícios trazidos pela incorporação da natureza em suas residências, que vão desde o relaxamento da mente à melhoria da produtividade geral. A principal razão para isso é o medo de não conseguir incluir esse elemento em espaços diminutos.
Chega de desculpas! Pensando em você, preparamos um post repleto de informações relevantes sobre o cultivo de plantas em interiores menores. Com essas dicas, você poderá criar seu próprio jardim e desfrutar de um pedaço da natureza em seu apartamento. Boa leitura!
1. Escolha o melhor local
Um dos principais objetivos de um jardim em apartamento é embelezar o ambiente, decorando-o com sutileza. Por isso, não faz sentido escolher um local escondido e de difícil acesso, não é mesmo?
Prefira ambientes com muita claridade natural e ventilação, pois as plantas necessitam da luz do sol para realizar suas funções vitais. Vale lembrar que nem todas as espécies suportam quantidades exageradas de luz, o que pode causar a morte dos vegetais.
2. Conheça os tipos de plantas adequados
Como já mencionamos, algumas espécies podem ser mais sensíveis do que outras a diversos fatores, como luz solar ou temperatura do ambiente. Portanto, é essencial conhecer bem as necessidades de cada planta escolhida.
Além de belas, as plantas devem se adaptar ao ambiente em que serão inseridas. Por isso, pesquise bastante sobre aquelas que mais agradam e verifique quais são as condições necessárias para que elas cresçam saudáveis.
3. Utilize seu espaço com sabedoria
Os apartamentos estão cada vez menores, o que pode parecer um desafio para aqueles que querem montar um belo jardim em suas moradias. No entanto, com alguma criatividade é possível utilizar o espaço com sabedoria.
Invista nos jardins verticais, uma ótima tendência de decoração que une beleza e praticidade em um mesmo lugar. Com eles, é possível investir na criação de hortas (ervas aromáticas são uma excelente alternativa) ou de espécies puramente ornamentais.
4. Cuide do jardim em apartamento da forma correta
Os vegetais são seres vivos de fácil manutenção e pode-se dizer que, de certa forma, são bastante autossuficientes. No entanto, plantas diferentes demandam cuidados diversos no que diz respeito às regas.
Por incrível que pareça, não há uma ‘’receita de bolo’’ para a quantidade de água e frequência na qual ela deve ser fornecida para a planta. Isso dependerá bastante da espécie e requer uma pesquisa prévia sobre as necessidades de cada uma delas.
5. Peça a opinião de um especialista no assunto
Muitas vezes, é comum escutarmos que a residência de alguém é como um ninho. De fato, a casa funciona como o cenário para que toda a vida se desenrole e as relações familiares sejam construídas e fortalecidas. Por isso, é imprescindível tomar um cuidado extra com todos os elementos que serão introduzidos na casa.
O paisagista é o profissional adequado para criar ambientes bonitos e confortáveis, que harmonizem com o restante do espaço e tornem o local ainda mais especial. Além disso, ele será o responsável por auxiliar na escolha das espécies que mais combinam com você e seu estilo de vida.
E aí, gostou de nossas dicas para a criação de um jardim em apartamento? Com elas, é possível trazer mais conforto e beleza ao seu lar com algumas medidas simples e baratas. Bacana, não é? Comece logo a montar o seu!
Em caso de dúvidas ou sugestões, não deixe de entrar em contato com a gente! Nossa equipe está sempre à disposição para bater um papo com você. Até a próxima!