Você já ouviu falar em jardim vertical? Se não conhece ainda esse termo, saiba que se trata de uma excelente forma de decorar sem ocupar espaço no chão ou atrapalhar a locomoção em ambientes pequenos. Para quem curte cuidar de plantas, esse tipo de jardim é ideal para casas e apartamentos cuja área é menor, e não há espaço nem terreno natural para se fazer um jardim convencional.

Quer conhecer mais vantagens de ter um jardim vertical em sua residência? Continue a leitura e confira nosso post!

 

Versatilidade

Os jardins verticais, ou paredes verdes, podem ser feitos de várias formas. Eles podem ser simples peças suspensas de madeira com vasinhos de flor, criando uma decoração delicada e original, mas também podem ser estruturas mais complexas.

Os jardins verticais que cobrem toda a parede dividem-se em três tipos: naturais, artificiais e preservados. Confira as diferenças entre eles!

 

Naturais

Geralmente usados em ambientes externos, precisam ser regados e requerem a manutenção normal de um jardim. Apesar de darem mais trabalho, são os mais duradouros, pois basta plantar novas mudas quando necessário.

 

Artificiais

Trazem a beleza das plantas, mas não precisam ser regados nem podados. Podem ser colocados em ambientes internos ou externos. Apesar de não serem verdadeiras, as plantas costumam ser realistas.

 

Preservados

São plantas naturais, com uma tecnologia que mantém a planta sem necessidade de rega, bastando uma manutenção semestral. Devem ser utilizados somente em ambientes internos.

 

Conforto térmico

O frescor que as plantas trazem para a casa não é só figurativo. Dependendo do tipo de planta usada no jardim vertical, elas podem ajudar no controle da temperatura da casa, deixando-a mais amena nos meses quentes. As plantas que auxiliam no conforto térmico são aquelas que cobrem toda a parede, como avencas e samambaias. Elas podem ser naturais ou preservadas.

 

Isolamento acústico

Quem mora em ruas barulhentas pode se beneficiar muito de um jardim vertical em casa. Isso porque a estrutura cria uma camada de separação mais espessa que a parede sozinha.

Além de minimizar os ruídos externos, também será possível ter mais qualidade acústica no interior da casa, evitando reverberações e outros problemas do tipo. Plantas naturais, artificiais e preservadas funcionam para este fim.

 

Melhoria da qualidade do ar

As plantas naturais e preservadas atuam como um ótimo filtro de ar, retirando as impurezas (como gás carbônico e outras substâncias tóxicas), além de aumentarem a umidade relativa.

Quem mora em cidades quentes e secas sabe o quanto isso é importante, principalmente porque os climatizadores deixam o ar ainda mais seco. As plantas do jardim vertical ajudarão muito nesse aspecto.

 

Relaxamento

Ter plantas em casa já é repousante por si só; com uma parede bonita dedicada a elas, e sabendo que elas melhorarão a casa em vários aspectos, o relaxamento será ainda maior.

A cor verde beneficia o descanso e a paz. Ao optar por um jardim vertical artificial ou preservado, que não necessitam de manutenção constante, você terá uma casa muito mais bonita e aconchegante.

Os jardins verticais são uma tendência mundial, por sua beleza e funcionalidade. Eles têm sido usados em residências, fachadas de prédios — como o Hospital do Coração, em São Paulo, e até mesmo em grandes obras públicas, como o Museu do Quai Branly, em Paris.

Se você gostou de aprender mais sobre jardim vertical, que tal curtir nossa página no Facebook? Lá você verá mais dicas como essas