É verdade que a primavera é a estação das flores, em que a maioria das espécies está mais bonita. No entanto, escolhendo as plantas certas, é possível que seu jardim seja lindo ao longo do ano inteiro.
Se deseja saber mais sobre as flores de inverno, este post é para você. Continue a leitura e confira!
Escolha as flores ideais
Cada flor tem suas particularidades, como preferência por sombra, por clima e frequência em que devem ser regadas. Por isso, escolher flores resistentes ao frio é o primeiro passo para um jardim bonito no inverno.
Veja agora algumas delas!
Cerejeira
As cerejeiras foram trazidas ao Brasil pelos imigrantes japoneses, e por lá são chamadas de sakuras. Elas adoram o clima frio, por isso florescem somente entre junho e agosto. Felizmente, apesar da florada curta, elas duram muitos anos.
A cerejeira é uma árvore grande — se você tem pouco espaço em casa, pode aproveitar para ter essas flores lindas e delicadas com o uso de bonsais de cerejeira.
Orquídeas
As orquídeas são muito populares na região sul do país, onde o clima é mais ameno. A principal característica dessa planta é não gostar de sol, embora necessite de claridade. Por isso, ela se adéqua bem em temperaturas mais baixas.
No resto do ano, as orquídeas devem ser mantidas à sombra, para que fiquem sempre bonitas. Há vários tipos de orquídeas, e a mais fácil de cuidar é a Denphale.
Cravo
Os cravos podem ser encontrados em várias cores, e se dão bem tanto com jardins quanto com vasos. São populares em todo o mundo e gostam de climas frios.
O cravo dá flores o ano inteiro, principalmente no começo do outono. Essa flor se mantém muito bonita no inverno, pois é bastante resistente ao frio.
Begônia
A begônia é uma flor fácil de cuidar, bastando manter o solo sempre úmido, sem encharcar. Ela se dá bem com qualquer clima, desde que não seja exposta ao sol intenso.
Por ser uma planta pequena, que atinge no máximo 30 cm de altura, fica ótima em jardins pequenos e vasos, podendo ser deixada dentro de casa. É uma das mais versáteis flores de inverno.
Regue menos
No inverno, o sol é mais fraco e menos frequente, por isso há menos evaporação de água. É importante lembrar que, assim como a falta de água, regar o solo em excesso também prejudica as plantas.
Um solo muito molhado pode fazer com que as raízes apodreçam e até mesmo morram. Por isso, diminua a frequência das regas; em geral, no inverno, ela cai para metade.
Algumas espécies que no verão precisam de uma rega semanal podem ficar bem com somente uma rega mensal nos meses frios.
Fertilize na hora certa
A maioria das plantas requer duas fertilizações anuais, para que durem muitos anos. Em todos os casos, uma das fertilizações deve ser sempre feita antes do inverno.
No geral, os melhores meses para a fertilização são fevereiro e setembro. É possível fazer isso com fertilizantes solúveis, que não são trabalhosos de usar nem fazem sujeira.
Agora que você já sabe tudo sobre flores de inverno, que tal aprender a escolher plantas para a sua casa? Confira nosso post!