Os pallets de madeira são alternativas econômicas e sustentáveis que podem ajudar no paisagismo e decoração dos ambientes. Principalmente nos espaços externos, esse elemento é perfeito para criar composições com um estilo rústico, mas que pode contrastar com a delicadeza de flores e itens de decoração, como é o caso da prateleira de pallet para plantas.
Originalmente usados como suporte no transporte de cargas, há algum tempo os pallets caíram no gosto dos profissionais que gostam de usar elementos naturais nos ambientes. Eles são versáteis e funcionam bem como suporte de sofás, camas, mesas, prateleiras e estantes. Seus principais atrativos são o ótimo custo-benefício e, claro, as possibilidades de reutilização.
Neste post, explicamos como você pode montar uma prateleira de pallet em casa para valorizar a decoração, além dos materiais necessários. Confira!
Prateleira de pallet para plantas
Caso não seja possível reaproveitar os pallets, eles podem ser adquiridos em lojas de materiais de construção. O ponto positivo é que o pallet pode ser encontrado tanto em tonalidades claras quanto escuras, permitindo diferentes tipos de combinações.
No caso de estantes para áreas externas, como varandas e sacadas, é comum que as prateleiras de pallet sejam decoradas com vasos de plantas. Nesse caso, não se esqueça de que é importante garantir que a estrutura das prateleiras seja reforçada para suportar o peso.
A preparação do pallet inclui lixar a madeira, para deixá-la sem farpas e sujeira, e uma pintura, de acordo com a cor desejada. Caso prefira deixar a cor natural, apenas tenha o cuidado de passar verniz próprio para o material, pois ele protegerá a madeira do sol e da chuva.
Materiais e passo a passo
As prateleiras feitas com pallets não precisam ser usadas apenas nas áreas externas como suporte para plantas. Elas também servem como estantes para livros, na cozinha comportam utensílios domésticos, entre muitas outras opções.
Se quiser fazer prateleiras para plantas, os materiais necessários são:
- pallet;
- lápis preto;
- martelo;
- serra;
- lixa;
- suporte para vasos;
- vasos para as plantas;
- verniz para madeira;
- pregos.
Como fazer:
Usando o lápis, comece marcando no pallet as dimensões da prateleira. Se tiver experiência, use a serra para cortar a madeira, mas, caso não saiba usar a ferramenta, peça ajuda a um profissional para cortar exatamente o que precisa.
As tábuas que foram cortadas podem ser fixadas no pallet para funcionarem como o suporte da prateleira. Feito isso, use a lixa para tirar as farpas e deixar a madeira limpa. Em seguida, passe o verniz para deixar a peça protegida. Por último, encaixe os suportes e coloque os vasos já com as plantas.
Alguns cuidados necessários
Para ter um acabamento mais bonito, sempre lixe e faça a pintura respeitando o sentido das veias da madeira. Antes de pintar toda a peça, pesquise e faça testes de cor, tanto com a tinta quanto com o verniz. Assim, os riscos de não gostar do resultado serão menores.
Entre uma demanda e outra, quando a peça estiver seca, passe a lixa para ter um resultado mais bonito. Caso queira um pallet colorido, não apenas envernizado, prefira tinta esmalte e escolha o acabamento de sua preferência.
E se você gostou deste conteúdo sobre prateleira de pallet para plantas, aproveite para conferir também o post que já fizemos sobre jardim em casa!