Você certamente sabe um pouco sobre as profissões de arquiteto e paisagista. Porém, o que fica confuso para a maioria das pessoas é a diferença entre as duas funções e como elas se relacionam.

Esta também é sua dúvida? Se sim, não se preocupe: este post é para você! Continue a leitura e descubra o que cada um desses profissionais faz, quando eles trabalham juntos, qual a formação acadêmica de cada um e muito mais.

 

Paisagismo x jardinagem

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que o trabalho do paisagista não é o mesmo do jardineiro. Isso porque o paisagista cria um projeto e supervisiona sua execução, que é conduzida por uma equipe composta por pedreiros, eletricistas e, claro, jardineiros. O jardineiro, além de executar parte do projeto paisagístico, é a pessoa que vai mantê-lo sempre bonito. Ele fará podas e adubações, mudará plantas de lugar e limpará o jardim.

 

Integração

Os trabalhos do arquiteto e do paisagista são sempre integrados. Isso porque o paisagismo não pode existir sem a arquitetura, já que é uma espécie de ramo dela (uma pós-graduação que o arquiteto pode fazer).

Isso significa que muitos paisagistas são arquitetos — e muitos arquitetos são paisagistas. Por isso, se você vai construir ou reformar sua casa, o ideal é contratar um arquiteto que tenha essa especialização.

 

Formação

O arquiteto é uma pessoa com formação no curso de Arquitetura e Urbanismo. Para tornar-se paisagista, é preciso especializar-se na área, adquirindo conhecimentos relacionados à biologia e botânica, para compreender melhor as plantas, e à geografia, para aprender mais sobre solo, clima etc.

Quando o paisagista escolhe alguma espécie vegetal para um projeto, ele não está levando em conta somente sua beleza, mas sua viabilidade naquele ambiente onde será inserida.

 

Paisagismo e urbanismo x Arquitetura e urbanismo

O paisagismo não serve somente para criar áreas bonitas e repletas de plantas dentro de imóveis. Projetos de praças, parques, ruas arborizadas e recuperação de áreas desmatadas são da alçada do paisagista, caso o mesmo também seja urbanista. Já os arquitetos, todos são urbanistas por formação.

Nestes casos, é preciso levar em conta todo o ecossistema da região, evitando:

  • árvores com portes inadequados, que prejudiquem as fiações elétricas e raízes que destruam vias e calçadas. 

  • árvores que atraiam insetos que são pragas;

  • plantas que causem competição por espaço com a vegetação nativa;

  • espécies que prejudiquem o lençol freático, entre outras.

 

Participação no plano diretor

Na hora de criar projetos urbanísticos para um bairro, uma encosta de estrada ou outras obras referentes ao desenho urbano, arquitetos e paisagistas também trabalham juntos. Os profissionais traçam projetos que devem dialogar entre si.

O projeto do arquiteto leva em conta as construções, as estruturas, os materiais utilizados e outros aspectos técnicos. Já o trabalho do paisagista volta-se à preservação, à implantação, ao fortalecimento das espécies vegetais nativas e às formas de utilizá-las em benefício da obra.

Agora que você já sabe a diferença entre arquiteto e paisagista, que tal entrar em contato conosco para desenvolver seu projeto paisagístico? Estamos aguardando!